quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Tempo: o presente de Saturno

Você programa o despertador para as sete, ele toca, mas você está num sono tão pesado que não escuta, e dorme por mais um tempo. Aí, repentinamente, seu corpo decide que é hora de acordar e você desperta, meio zonza. Olha para o lado e toma o maior susto. Já são quase oito e meia e você tem que estar no trabalho às nove! Como é estranha e desagradável a sensação de perder a hora.

O sentimento é um misto de culpa, por não ter acordado no horário, e raiva, por não ter o direito de dormir até a hora que desejar. E mais a preocupação com as responsabilidades, com os compromissos, com toda a programação do dia.

Assim é também na vida. Às vezes, algo acontece, você acorda, olha pro lado e percebe que “perdeu a hora!”. Enquanto dormia, mergulhada na inconsciência, muita coisa aconteceu, muita gente cresceu e você ficou ali deitada, sonhando. A sensação é um misto de culpa, por não ter despertado mais cedo, e de raiva, por ter dormido por tanto tempo. E, principalmente de preocupação, com as responsabilidades e os compromissos que o espírito se propôs a realizar e até agora não cumpriu. Imediatamente, começam a vir à mente pensamentos manuelbandeirianos, sobre “a vida que poderia ter sido e que não foi”. Você se sente frustrada, impotente, burra, mesquinha enfim...é tomada por uma infinidade de sensações negativas e começa a se torturar.

Até o dia em que finalmente percebe que é sempre a hora certa no relógio do Espírito. Percebe que seu corpo e sua alma dormiram porque estavam cansados, doloridos, e nada é mais curativo do que o sono reparador. Os sonhos sanam feridas, acalentam e embalam a alma. No sono, as células se refazem, o corpo se fortalece. E quando é a hora certa no relógio interior, você simplesmente desperta.

Eu nunca deixo de me espantar com a precisão das estrelas, que na minha opinião, nos dão um pequeno, porém valioso, acesso ao  relógio de Deus.  Ao acompanhar as progressões planetárias e os trânsitos astrológicos no meu mapa astral, assim como nos das outras pessoas, cada vez mais me parece claro que realmente, “tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”.  

Você tem o seu mapa astral e sabe que está tudo lá. A astróloga diz que você tem esse potencial, jeito pra isso, talento pra aquilo e que deve desenvolver tal e tal habilidade. Você escuta, acha interessante, vai pra casa e nada! Até que um belo dia, Plutão transita por Capricórnio, Urano entra em Áries, Netuno em Peixes, Saturno em Libra , Júpiter em Touro e pronto! Tudo começa a mudar e aquilo que você nunca pensou que fosse possível, começa a acontecer. Os potenciais se manifestam, a consciência se expande, a vida muda.

Mas se já tava tudo aí, porque não aconteceu antes? – outro dia perguntei desesperada, a um velho caboclo. - Eu poderia ter conhecido essa pessoa antes, ter feito esta viagem antes, ter experimentado isso ou ter aprendido aquilo antes. Eu poderia ter feito melhor...

- Poderia? - perguntou-me o velho. - Pare e pense bem? Será que você realmente estava preparada? Se realmente pudesse, teria feito – continuou o caboclo. - Todo o caminho que você percorreu serviu para trazê-la exatamente até aqui.  E arrematou: - O que já foi você não pode mudar, mas a partir deste momento, faça diferente, pois agora não tem mais desculpas.

- Mas e a sensação de tempo perdido, de ter dormido tempo demais, de ter despertado de um sonho?

- Acostume-se com ela, pois a vida não passa de um sonho dentro de outro sonho, e não há como saber se um dia acordaremos, de fato.





- Para a astrologia, o Senhor do Tempo é o planeta Saturno. Está associado a Chronos, o deus da mitologia grega que personifica o tempo cronológico, sequencial.  Saturno é o responsável pela conscientização de que tudo tem hora certa para acontecer. É ele quem rege os processos de amadurecimento.


Oração do Tempo
Caetano Veloso

És um senhor tão bonito
Quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo
Vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo
Compositor de destinos
Tambor de todos os ritmos
Tempo tempo tempo tempo
Entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo
Por seres tão inventivo
E pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo
És um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo
Que sejas ainda mais vivo
No som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo
Ouve bem o que eu te digo
Tempo tempo tempo tempo
Peço-te o prazer legítimo
E o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo
Quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo
De modo que o meu espírito
Ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo
E eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo
O que usaremos pra isso
Fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo
Apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo
E quando eu tiver saído
Para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo
Não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo
Ainda assim acredito
Ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo
Num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo
Portanto peço-te aquilo
E te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo
Nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário