terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Algumas armadilhas da era de Aquário



O tão esperado ano de 2012 está aí, e a era de Aquário já começou.Tudo do jeitinho que foi anunciado pelos visionários hippies dos anos 60: Golding living dreams of visions, mystic crystal revelations and the mind´s true liberation, Aquarius, Aquarius

Hoje em dia, todo mundo sabe trabalhar com os cristais, está super conectado às suas intuições, tem visões, medita, conhece os mantras e as escrituras sagradas.... e o mundo continua a mesma droga! Talvez até bem pior, pois o conhecimento que deveria trazer consciência e iluminação, está a serviço da alienação. Outro dia o motorista de taxi me deu uma verdadeira aula sobre o poder do pensamento positivo, a lei da atração e os preciosíssimos conhecimentos que ele adquiriu assistindo um vídeo chamado “O segredo”!

- E eu li o livro também, você conhece? – ele me perguntou.

 E eu, quase chorando, disse:

 - Sim...

E ele:

- Então você sabe do que estou falando, isso vai mudar a sua vida! Foi assim que eu comprei dois táxis e minha casa em Natal.

Minha pergunta é: se o mundo mudou, todo mundo se iluminou, todos já sabem o caminho para Deus e conhecem todos os segredos da existência, como é que ainda existe tanta miséria na vida e na alma humana?

 A resposta é simples:  porque nada mudou. A mudança verdadeira acontece de dentro para fora, exige autoconhecimento e um baita esforço, um profundo mergulho dentro da alma. Exige o contato com, se não todas, pelo menos uma parte das nossas feridas, e depois a cura destas dores, através do perdão e da compaixão, só para começar! Isso, só pra gente conseguir diminuir um pouquinho a importância do ego, parar de reclamar e olhar pro próprio rabo e não para o próprio umbigo. Para conseguir olhar em volta e perceber a dor do outro, sentir a dor do mundo, e se compadecer de maneira honesta e genuína, desejando de fato fazer algo para mudar a situação. Não sei se tem outro caminho, e pelo pouco que entendi de algumas das escrituras, é o que está em todas elas: conhece a ti mesmo, faz a reforma íntima, ora e vigia, visita o interior da terra e retifica-te, ama teu próximo como a ti mesmo, e por aí vai.

Aí você pode me dizer: eu tenho um coração compassivo, eu não olho só para meu próprio umbigo, eu não preciso me conhecer para querer ajudar, eu faço caridade, eu reciclo o lixo. É verdade! E então você começa a trabalhar numa ONG, ou numa igreja, ou num movimento ativista qualquer. Está inserido dentro de um lindo grupo, com pessoas cheias de boas intenções, e de repente começam as disputas de poder, as competições, as vaidades, os desvios de verbas e pronto, aí estão elas de novo: todas as misérias do ego, as misérias humanas, expostas novamente. Sem autoconhecimento, e um constante trabalho interno, eu não vejo muita saída. Não basta só reciclar o lixo, é preciso também reciclar a própria lixeira interior. Deve ter sido por isso que um dia, uma pessoa que considero muito sábia e já não vive mais neste mundo, me disse: “Primeiro, é preciso reconhecer e superar o próprio egoísmo, para depois praticar o verdadeiro altruísmo”.

            A Era de Aquário promete trazer para a consciência coletiva do planeta os dons deste signo do elemento ar, ligado à espiritualidade e também à inteligência, a ciência, o progresso, a fraternidade, a igualdade, a liberdade, a criatividade, a tecnologia, o avanço, a mente intuitiva e telepática, a iluminação. Mas ninguém chega a este nível de consciência de uma hora para outra, sem fazer esforço, sem percorrer um caminho. A sombra do signo de Aquário está ligada aos defeitos do signo de Leão, que são: a preguiça, o desejo pelo caminho fácil, pelo conforto e pelo luxo, o orgulho e o excesso de egoísmo, de individualismo, entre outras coisas. E é aí que o conhecimento se coloca a serviço do consumismo, e a lei da atração, os mantras e as visualizações passam a ser produtos altamente rentáveis, na forma de workshops e best sellers, que vendem fórmulas mágicas  ensinando o jeito rápido para conquistar um i-pad ou uma TV de plasma.

            Outro aspecto sombrio e talvez o maior desafio aquariano seja a integração das características uranianas e saturninas, trazidas pelos dois planetas regentes deste signo. Urano traz a inteligência intuitiva, brilhante, o raciocínio rápido, a mente elétrica. Traz o fácil acesso ao conhecimento e à informação, traz a tecnologia, o conhecimento esotérico, a internet. Mas é através de Saturno que tudo isso se concretiza, se torna vivência, pois sem a experiência na matéria, o Verbo não se torna carne, o conhecimento não se transforma em sabedoria, não é vivenciado e por isso não pode ser verdadeiramente apreendido. Saturno é o velho sábio, o preto-velho, aquele que já viveu muito, já sofreu muito, apanhou e conheceu a si mesmo e a vida. Já Urano é o adolescente inconseqüente, ou o cientista maluco, que está mais preocupado em realizar descobertas, pesquisar, comunicar, sem se preocupar tanto com o que vai ser feito deste conhecimento.  Urano sem Saturno é o conhecimento pelo conhecimento, a mera informação, sem aplicação consciente.

            Hoje, através de uma pesquisa no google, você pode em questão de minutos saber tudo sobre alimentação saudável, vegetariana, vegana, macrobiótica. Pode adquirir muitas informações sobre cuidados com o corpo e a mente: yoga, tai-chi, pilates. Centenas de técnicas terapêuticas estão aí disponíveis: terapia do renascimento, terapia de vidas passadas, EFT, constelação familiar. E também milhares de livros de auto-ajuda sobre como conseguir isso e como se livrar daquilo. Todo o conhecimento está aí, disponível, e o nosso desafio, é absorver pelo menos uma parte disso, transformando-o em sabedoria. Porque absorver tudo, pelo menos por enquanto, me parece impossível.

Seria bem legal se fosse como no filme Matrix: você istala os softwares na sua mente e pronto. Mas nosso cérebro não está totalmente desenvolvido para isso ainda. E a grande verdade é que nos aquarianos dias de hoje, todo mundo sabe tudo, mas ninguém pratica nada. Se experimentássemos vivenciar, colocar em prática, absorver em cada célula do corpo pelo menos uma parte de tudo o que se veicula por aí, certamente nos iluminaríamos e viveríamos num mundo bem mais evoluído. Mas é mais fácil copiar e colar no facebook, no twitter, no tumblr, ou sei lá mais onde, citando o autor, verdadeiro ou falso, e seguir usando a moderna e culta máscara aquariana, que nada mais esconde do que um baita medo de entrar em contato com a própria humanidade.

            Temos acesso às profecias dos maias, dos hopis, dos tibetanos, aos conhecimentos védicos, à sabedoria xamânica, à astrologia, numerologia, à ciência e à tecnologia, e nada disso cura nossas dores, nada disso alivia nossas misérias. Pelo contrário...quanto mais conhecimento se produz, mais ele é usado pelo ego, mais ele se torna produto de consumo fácil e menos ele é verdadeiramente absorvido. Por que?  Ouso dizer que porque o caminho de fora nós já conhecemos, e não adianta tentar aprender a lição da era de Aquário sem antes ter absorvido a de Peixes, que foi a era inaugurada pelo Cristo. É lógico que as igrejas evangélicas estão lucrando fortunas vendendo o retorno do Cristo, pois é justamente disto que precisamos. Mas, de novo: não o retorno de um Cristo encarnado na figura de um salvador, e muito menos no comandante de uma nave estelar, e sim dentro de cada um de nós. Se Cristo retornar no coração de cada um, trazendo a cada ser humano a compreensão de seus ensinamentos (amar ao próximo como a si mesmo, olhar primeiro a tramela no próprio olho ao invés do cisco no olho do irmão, e coisas assim), poderá se encerrar a era de Peixes.

 A Era de Aquário, regida por Urano e co-regida por Saturno, é a era da tecnologia e da abundância, onde a tecnologia deverá ser usada para servir a todos, liberando nossas mentes para desenvolverem sua criatividades e muitos outros dons adormecidos. Recursos tecnológicos e abundância material não nos faltam, mas falta a conscientização a respeito da igualdade e da fraternidade, que podem gerar a verdadeira liberdade para todos os seres humanos. A compaixão e a solidariedade pela dor do outro, o reconhecimento do outro como irmão e da Terra como mãe, a distribuição justa dos recursos, o respeito pelo planeta e pela natureza, enfim, tudo que só pode vir através da subjugação do ego, e de valores que já deveriam ter sido aprendidos durante a era de Peixes. Acredito que só depois da verdadeira compreensão destes ensinamentos, os dons aquarianos poderão finalmente ser assimilados, e aí sim, teremos a tão prometida e profetizada era dourada. De acordo com os cálculos da União Astronômica Internacional, a mudança para a Nova Era Solar só ocorrerá definitivamente por volta do ano 2600, embora já estejamos dentro de sua orbe de influência. Porém, até lá, ainda há muito trabalho a ser feito.


PS:
- Não, eu não tenho nenhuma religião!

- Então porque toda hora você fica falando de Cristo?

- Eu não estou necessariamente falando de Jesus Cristo, embora ache o cara o maior barato, e acredite que se a gente seguisse direitinho o que ele ensinou quando deu início a Era de Peixes, estaríamos anos-luz à frente em termos de evolução. Tô falando principalmente da consciência crística, essa pureza e divindade que existe em potencial dentro de todos nós. Falo dos valores crísticos, que se você parar pra pensar, estão nos ensinamentos de todos os seres iluminados e amorosos.  Também pode ser Buda, Krishna, Quetzacoatl...sacou?




Reforçando a idéia:






Nenhum comentário:

Postar um comentário