segunda-feira, 27 de maio de 2013

Obrigada, doutores







 Acabo de chegar da farmácia e nunca pensei que uma inocente micose na unha do pé pudesse custar tão caro!  Sei que é bem nojento começar um post falando sobre micose,  e sei também que isso elimina em 100%  todas as minhas chances de arrumar um pretendente entre os amigos do facebook,  mas....foda-se.

Gostaria de dedicar este texto a organização criminosa também conhecida como indústria farmacêutica, e também  aproveitar para louvar os grandes avanços de sua serva mais dedicada, a medicina ocidental alopata.

Os remédios, genéricos, receitados pelo dermatologista, saíram pela pequena bagatela de 195,00 reais. Custariam  335,00, mas eu “ganhei o desconto” de  140,00, graças ao meu  “generoso” plano de saúde, pelo qual pago a ínfima  parcela  mensal de 400,00 reais. Pena que este seja apenas o começo do prejuízo, afinal de contas, micose a gente não pega  todo dia.  

O dermatologista também me receitou uma vitamina  de 90,00 reais, para fortalecer meus cabelos , que caem loucamente devido à presença de cistos nos ovários  e também  a uma doença autoimune da tireoide. Para o problema na tireoide, tenho que tomar hormônios sintéticos, de uso contínuo, e para os ovários policísticos, mais hormônios, na forma de anticoncepcionais fortíssimos, destes que  mancham a cara da gente e que andaram matando meia dúzia de mulheres na França, no início deste ano. Para combater  as manchas na pele, que surgem como efeitos colaterais dos tais anticoncepcionais,  a receita é passar ácido e outras substâncias químicas clareadoras no rosto.

Tanto para o problema na tireoide quanto para os cistos nos ovários, a resposta  dos médicos é taxativa: não existe cura. A cura é tomar remédios, na forma de hormônios sintéticos, para toda a vida.  Hormônios estes que aumentam o risco de câncer de mama, de trombose e AVC, de tumores no fígado,  e que fazem com que a tireoide funcione cada vez menos, até parar de funcionar de vez.  E que não inibem totalmente os sintomas da falta dos hormônios naturais, como anemia, queda de cabelos, depressão, cansaço, ressecamento da pele, entre outros. Outro dia, experimentei parar de tomar os tais anticoncepcionais, e quase fiquei careca. Curiosamente, enquanto estava sem tomar os anticoncepcionais,  a ginecologista me pediu exames para dosagem de hormônios, para saber qual era a real situação do meu corpo sem os remédios, e todos os exames deram resultados normais. Por que raios então os cabelos caíram?  Na boa, eu acho tudo isso muiiiito estranho.

Certamente, existem milhares e milhares de casos iguais ao meu por aí, e certamente,  é assim que a indústria farmacêutica lucra milhões a cada dia. Assim como lucra também a indústria alimentícia, que faz com que a gente se entupa de comidas processadas e cheias de conservantes e substâncias químicas tóxicas que prejudicam a saúde e debilitam o sistema imunológico, fazendo com que o corpo ataque a si mesmo gerando doenças autoimunes como esta aí que eu tenho. Ou ninguém reparou que os casos de hipotireoidismo, tireoidite de Hashimoto e câncer de tireoide aumentam de forma galopante a cada ano? Isto sem falar nos vegetais cheios de agrotóxicos e nas carnes, nos ovos e  no leite cheios de antibióticos e hormônios, as ditas proteínas sem as quais a  gente não pode viver segundo a maioria dos médicos e nutricionistas, e que provavelmente contribuíram bastante para a formação dos tais cistos, embora a medicina insista em dar uma explicação “genética” para o problema. Aqui poderia caber  uma outra pergunta também: “genética” ou “transgênica”?

 Com os médicos, vejo que podemos contar cada dia menos. Eles parecem tão perdidos quanto os seus pacientes , não sabem clinicar sem pedir enormes e inúteis listas de exames e não sabem curar sem receitar remédios caros e ainda mais intoxicantes  e debilitantes que as próprias doenças.

Eu realmente ainda não sei como resolver meus problemas de saúde e impedir que, com estes tratamentos caros e capengas, eles se transformem em algo mais grave. Mas sei que as respostas e tratamentos sugeridos até agora não me convencem nem me satisfazem. Infelizmente, em muitos momentos, os recursos da medicina ocidental alopata são os únicos que nos restam. Talvez por falta de alternativas, talvez por falta de conhecimento e informações.  Certos casos, só podem mesmo ser resolvidos por ela. Outros, fogem à sua compreensão cartesiana, fragmentada, mecanicista e focada no sintoma.  Sei que já existem alguns médicos conscientes, com uma visão mais integrada, mas infelizmente, estes ainda são raros.  

Já dizia Freud que “só o conhecimento traz o poder”, e é isto que estou buscando: ler, conhecer, estudar, para tentar ter o poder sobre minha própria saúde, sobre meu próprio corpo,  sobre minha própria alimentação, sobre minha própria vida. O jeito é assumir a responsabilidade  e iniciar uma peregrinação em busca de alternativas. Já que “não tenho cura” mesmo, também não tenho nada a perder.





Configurações astrológicas do momento:

Saturno em Escorpião e Lua em Capricórnio: Saturno e Capricórnio regendo a responsabilidade;  a Lua como um dos regentes da saúde e dos assuntos femininos; e Escorpião, o grande regente da cura, assim como dos remédios, venenos e intoxicações.

Último eclipse ocorrido com a Lunação de Sagitário e o Sol em Gêmeos, sendo o eixo Gêmeos-Sagitário o eixo do conhecimento e da informação




2 comentários:

  1. Lu, as doenças autoimunes realmente estão mais comuns. Assisti a uma reportagem sobre isso. É uma vida doida que temos, sinto isso com meus filhos. O Léo vive em crise respiratória. Tento medicar com homeopatia, mas ele nunca sai da crise, aí vêm os antibióticos e corticoides. Uma agressão. Não sei como fazer para melhorar isso.

    ResponderExcluir
  2. Nem eu, Cla. Mas sei que corticoides e antibióticos são para momentos de crise, agudos. No caso do Léo podem até ser necessários, mas e a quantidade deles que consumimos sem saber? E as respostas vazias, as explicações sem pé nem cabeça?

    ResponderExcluir