quinta-feira, 17 de maio de 2012

O Grande Jaguar, a Serpente Emplumada e o Guerreiro Beija-Flor ou... O retorno das tribos estelares





Não nos iluminamos imaginando figuras de luz, mas sim tomando consciência das próprias trevas.

C. G. Jung






          Para os Maias, a Via Láctea, ou seja, nossa galáxia, representava a Grande Mãe Cósmica, a partir da qual toda a vida nasceu. O seu centro representava para eles o útero cósmico.

        No interior do centro galáctico existe uma região escura de pó e nuvens, semelhante a um corredor escuro, conhecido atualmente por Dark Rift, ou Fenda Escura, e que era denominada pelos maias de Xibalba Be, ou Caminho Escuro.

        No dia 21 de dezembro de 2012, o Sol se alinhará com um ponto no fundo desta Fenda Escura, o que dará a impressão de estar nascendo a partir dele, como se este se tornasse um "Canal de Nascimento Galáctico".

         Será como se o Sol nascesse de novo do útero cósmico, e por isso os Maias escolheram esta data como o fim de seu calendário e o início de uma Nova Era. Para eles, este alinhamento representaria o ponto zero no relógio cósmico, marcando o início de um novo período evolucionário.

         Porém, antes do dia 21 de dezembro, passaremos por outros eventos cósmicos importantes, também assinalados no calendário Maia. O primeiro ocorrerá no dia 20 de maio, quando a Terra, o Sol e a Lua estarão alinhados com o chamado Sol Central, a estrela Alcyone na constelação das Plêiades e também com o centro da nossa galáxia (Via Láctea), durante um eclipse solar.

         Em termos espirituais e energéticos estaremos recebendo a luz/informação/consciência vinda do centro da galáxia e do Sol Central pleiadiano, que nos será retransmitida através do nosso Sol e da nossa Lua. Esta poderá ser uma espécie de preparação para o grande alinhamento com o centro da galáxia, para o renascimento a partir do útero cósmico. Primeiro nos alinharemos e nos conscientizaremos do nosso Sol Central nas Plêiades e depois com o centro da própria galáxia. Em termos simbólicos, isso representaria uma enorme expansão da consciência para a humanidade, ou pelo menos para aqueles que forem capazes de se sintonizar com esta elevada vibração..

         O segundo evento cósmico que está prestes a acontecer é a conjunção exata entre o Sol e Vênus, nos dias 05 e 06 de junho.

        Vênus iniciou dia 16 de maio seu movimento retrógrado através do signo de Gêmeos. A retrogradação (fenômeno em que temos a impressão de que o planeta está "caminhando para trás") durará até 27 de junho, quando o astro retomará seu movimento direto, rumo ao signo de Câncer.

     Vênus, também conhecida como "Estrela da Manhã" ou "Estrela da Tarde", foi um planeta muito estudado pelos Maias, que basearam todo o seu calendário na sua movimentação. Sua órbita ao redor do Sol dura 224 dias e 3/4, e ao longo do período de 9 anos, Vênus descreve ao redor da Terra uma perfeita estrela de cinco pontas, tocando a cada um ano e oito meses uma ponta da estrela. Agora, dia 05 de junho de 2012, em sua retrogradação, tocará outro ponto da estrela, no signo de Gêmeos e na Constelação de Touro. O pentagrama é o símbolo da Divina Proporção, do Homem Universal, dos cinco elementos, da proteção e da perfeição. Invertido, representa o mal, o demoníaco, o imperfeito. Vejam o desenho abaixo:








            Neste dia 05 de junho, Vênus estará fazendo uma conjunção exata com o Sol, ou seja, aos nossos olhos, estará “mergulhando  e se fundindo a ele”. Para os Maias, Vênus era o representante de sua divindade Quetzalcoatl, a Serpente Emplumada, um Ser de profunda sabedoria e bondade, um Ser Crístico que veio à Terra ensinar a humanidade e por ela se sacrificou, voltando à sua terra natal e prometendo retornar em nossos corações, para que conhecessemos o Amor em seu mais profundo significado. Para a nossa astrologia ocidental, Vênus é o planeta do amor, da graça, da beleza e da bondade. De acordo com os Maias, essa conjunção de Vênus com o Sol, na constelação de Touro (embora no signo de Gêmeos), representaria o  “ Retorno de Quetzalcolatl”.

Para os maias e os astecas, Tezcatlipoca e seu irmão gêmeo, Quetzalcoatl, juntos, criaram o universo.  Tezcatlipoca é a divindade associada à noite, ao norte, ao frio, a escuridão. Carrega consigo um espelho negro, de obsidiana, e nele nos mostra nossos, defeitos, fragilidades, nossa sombra, a  fim de exterminar nossa arrogância e  egoísmo. Assim, nos ajuda a subjugar o ego, através da autoconsciência, para que possamos ascender aos planos espirituais. Tezcatlipoca e Quetzalcoatl são níveis de consciência, e ambos habitam dentro de nós. Tezcatlipoca vive em nosso subconsciente, representando nossa parte obscura, enquanto Quetzalcoatl representa a supra consciência, a luz que nos habita, o Cristo em nós. Vênus e o simbolismo do pentagrama estão associados a estas duas divindades inseparáveis que vivem dentro de nós.

Tezcatlipoca é o  Ego, a Sombra, o Inconsciente, a Escuridão, o Iniciador da consciência,  a penumbra que precisa existir para que tenhamos consciência da Luz. È o erro, o submundo, as paixões e os desejos frustrados. È representado pelo jaguar que habita a montanha. È a sombra que precisamos aceitar e integrar para que possamos nos fundir à luz da consciência. È o grande tentador, o que incita as perversões, para nos testar e levar ao autoconhecimento. É o sol negro que habita em cada um de nós.

Seu irmão gêmeo é Quetzalcoatl,  a sabedoria e a luz, que não podem ser alcançadas antes de termos passado por Tezcatlipoca. É a pureza, a consciência iluminada, a consciência solar, livre dos grilhões, vícios e apegos do ego. È a beatitude e a consciência mística, a união do mortal e do divino, do homem e do deus, representado pela Serpente Emplumada que levanta vôo, ascendendo aos céus. É a consciência obscura que desce aos abismos da mente, conhece a si mesma e é iniciada nos templos interiores pelo grande jaguar Tezcatlipoca, o portador da Luz, entendendo e integrando em si a experiência do bem e do mal e alcançando a sabedoria transcendente.

Tezcatlipoca, o grande jaguar, nos dá o dom do livre arbítrio, o conhecimento e a sabedoria que vem com os erros, e sem ele é impossível o despertar da consciência. É através de seu espelho negro de obsidiana onde se refletem nossos erros, desejos, sentimentos, que encontramos nossa verdadeira força e conhecemos nosso verdadeiro rosto, e é só através dele que podemos chegar à Quetzalcoatl, pois sem o conhecimento da escuridão jamais poderíamos ter consciência da luz. Tezcatlipoca e Quetzalcoatl são os dois lados da mesmo moeda,  os gêmeos inseparáveis que habitam nossa consciência.

A conjunção que ocorrerá entre o Sol e Venus, nos dias 5 e 6 de junho, para a sabedoria maia, representa o retorno de Quetzalcoatl, e a consciência destas duas polaridades dentro de nós. A Luz do Sol, representando a consciência, iluminará Vênus, representante de Quetzalcoatl, nossa luz crística. Porém, como ninguém chega a Quetzalcoatl, sem antes passar por Tezcatlipoca, o grande Jaguar,  este alinhamento poderá, antes de nos mostrar nossa amorosa luz, nos colocar diante das nossas sombras, medos, defeitos, para que aceitando e perdoando nossa escuridão possamos integrar a luz.

A amorosa energia Crística de Vênus vem nos trazer cura, mas para que um organismo se cure, antes ele precisa purgar os venenos e impurezas que o estão adoecendo.

Uma outra divindade que estará representada nos eventos cósmicos de 2012 é Huitzilopochtli. Será este Deus Solar, grande guerreiro das estrelas, que segundo a sabedoria dos antigos maias e astecas, no dia 21 de dezembro de 2012, ao final do grande ciclo, nos conduzirá a uma nova era de amor, paz, serviço e humildade.

Huitzilopochtli é simbolizado por um beija flor, e por ser um guerreiro solar, representa a  batalha que ocorre dentro de nós, e a capacidade que temos de vencer a nos mesmos, nossos vícios, defeitos, paixões. Representa o renascimento, já que o beija flor dorme e se renova durante o inverno, quando perde suas penas, renascendo na primavera. Huitzilopochtli é filho da Virgem Coatlicue, e também um representante da consciência Crística,  o Mensageiro Colibri, o Guerreiro e Logos Solar.

De acordo com a mitologia dos maias e dos astecas, o surgimento da consciência de Huitzilopochtli dentro de nós representaria a Vitória do Guerreiro Solar, da Luz sobre as trevas, da consciência sobre a inconsciência, após um período de intensas batalhas interiores.. Representaria a transcendência da dualidade de Quetzalcoatl e Tezcatlipoca, o renascimento de uma consciência unificada, de uma nova humanidade e o início de um tempo de amor e paz.

Que assim seja!





Abaixo, uma animação mostrando o trânsito de Vênus e sua conjunção com o Sol na constelação de Touro:



 



Um comentário:

  1. Uau! Vamos nos preparar, então, nos sintonizando com essas energias finas e colocando nossa mente à serviço do universo. Beijo!

    ResponderExcluir