quarta-feira, 25 de junho de 2014

A Lunação canceriana e o caldeirão de Medeia



Francisco me disse que Eurípedes outro dia lhe contou que Medeia, também conhecida como Joana, falou para Jasão:

- Deixe em paz meu coração, que ele é um pote até aqui de mágoa. E qualquer desatenção, faça não, pode ser a gota d'água. Pode ser a gota d’água...

Jasão não lhe deu ouvidos... Ignorada,  ela então matou seus dois filhos e em seguida se suicidou.

No céu, com o início da lunação canceriana em 27 de junho, o caldeirão de emoções está transbordando.  Marte se opõe a Urano, Sol e Lua batem de frente com Plutão, Saturno segue em Escorpião e Mercúrio retrograda em Gêmeos, enquanto Medeia/Joana remói suas mágoas dentro de cada um de nós.

O sentimento é de cansaço, decepção, desilusão, tédio. Mais do mesmo. Antigos ressentimentos retornam, histórias antigas se repetem,  sensações de frustração e de injustiça vêm à tona. A podridão aos poucos vai sendo revelada, as máscaras caindo. Velhas feridas voltam a doer e sangrar gerando raiva, trazendo à superfície venenos que precisam ser expurgados.

Medeia amava Jasão. Sempre esteve ao seu lado, ajudando, apoiando,  emprestando seus conhecimentos e dons de feiticeira  para que ele realizasse todas as suas conquistas. Ela salvou sua vida, deixou para trás tudo o que tinha para se juntar a ele, mas recebeu em troca apenas ingratidão e traição. Cega de ódio e de dor, vingou-se de seu amor, tirando sua própria vida e a de seus filhos, para causar-lhe o máximo de culpa e sofrimento.

Para evitar explosões, destruição e estragos ao redor, é preciso dar ouvidos ao que chora e lamenta dentro da alma. Para que sentimentos não venham à tona de forma explosiva e irracional, criando caos e confusão, é preciso olhar para dentro com coragem,  sinceridade e perguntar:  O que me magoa? Quando me sinto traído, negligenciado, injustiçado e explorado? O que estou fazendo para atrair este tipo de situação? Quem realmente merece minha ajuda e dedicação?  O que precisa morrer para renascer, o que já não cabe mais em minha vida e precisa ser deixado para trás?

E então chorar, desabafar, para depois abandonar também o papel da vítima, assumindo a responsabilidade pelo que acontece, transformando e mudando a forma de agir através da conscientização. Medeia só queria amor e atenção, ela só queria ser ouvida e reconhecida. Teremos as próximas quatro semanas para redimi-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário