terça-feira, 3 de abril de 2012

Tirando o escorpião do aquário ou... O desafio de saudar o Sol




“Eu não me identifico nem um pouco com o signo de Virgem, esse horóscopo deve estar errado”. “ Nossa, eu sou super tímida, não tenho nada a ver com o signo de Gêmeos, que dizem ser tão falante e comunicativo”. “Eu sou canceriana e não sou nem um pouco família!”. Já ouvi comentários assim de muitas pessoas e não deixo de pensar que elas têm razão. Eu nasci sob o signo de Escorpião, e como toda boa escorpiana, tenho o maior orgulho do meu signo, adoro ser o “bicho ruim do zodíaco”, mas confesso que muitas vezes também sinto esse incômodo. Acho que tenho algumas características, mas me faltam muitas outras das que descrevem o comportamento de Escorpião.

Algumas destas dúvidas foram esclarecidas quando o Joel Aleixo, com sua sábia visão alquímica da astrologia, bateu o olho no meu mapa e disse: “Você tem Sol em Escorpião na casa 11, que é a casa de Aquário, ou seja, você é uma aquariana que nesta vida veio aprender a ser Escorpião. Este é seu desafio!”. O Joel sempre nos fala que os signos são os desafios que se fazem às casas e aos planetas, e isso muda bastante a visão que temos da astrologia e do mapa astral. Ele diz que os planetas que temos nas casas se referem a experiências de outras vidas, e o signo é o novo, o desafio que o espírito se propôs, uma nova qualidade que vem desenvolver.

Isso é muito interessante, porque mostra o quanto vivemos apegados ao passado, às velhas experiências, e às vezes passamos a vida toda repetindo antigos padrões e fugindo do novo. Uma astróloga cármica leu meu mapa e disse: “Você tem Sol, Mercúrio, Marte, Urano e a cabeça do dragão no signo de Escorpião, na casa de Aquário. Seus planetas são bem claros, eles não aceitam velharias!”. O Joel falou: “Seu desafio é mudar, se transformar, se desapegar, renascer”. Fácil, não?

Vocês já repararam como todo Escorpião tem uma dificuldade imensa de mudar? É sistemático, apegado, fixo. Justamente porque esse é o desafio do bicho, e não sua maior facilidade! A vida irá, dolorosamente, proporcionar-lhe inúmeras mortes e renascimentos, justamente pra ensinar ao danado que nada é para sempre, que tudo é cíclico, que tudo se transforma, mas que o espírito nunca morre.

E o Aquário e a casa 11, onde entram nesta história? Aquarianos são seres muito inteligentes, mas têm uma dificuldade: se entregar, mergulhar de cabeça, sentir até os ossos, algo que estaria mais ligado à tarefa de escorpião. Vivem olhando para o futuro, e às vezes se esquecem de viver o presente e de considerar a importância do passado. Além disso, são teimosos, rebeldes sem causa, adoram botar tudo abaixo. Eu confesso que tenho uma verdadeira paixão por tudo isso. Aquário também traz renovação, mas precisa aprender que só vale a pena destruir se for para reconstruir depois, usando sua criatividade. Deve aprender que um futuro diferente só se constrói após limparmos a sujeirada do passado, algo que só pode ser feito no tempo presente. E deve ser isso que Escorpião, junto ao ascendente em Capricórnio, tem para me ensinar. Também nunca tinha entendido bem esse ascendente em Capricórnio, e quase chorei quando descobri que tinha o bode assim, tão em destaque no meu mapa. Tinha a maior implicância com os capricornianos, achava uma galera chata, sem graça...hehe, Jung explica! Mas em meio a aquários e escorpiões, alguém tinha que vir para colocar ordem nesse caos.

Ontem, na aula de yoga, a professora estava intrigada, pois eu estava tendo dificuldades em fazer uma mini saudação ao Sol. Estava toda atrapalhada, enquanto fazia outros movimentos e posturas com mais facilidade. Ficamos conversando sobre o significado disso, já que cada postura trabalha determinadas questões físicas e emocionais, quando ela me perguntou: “Por acaso você tem uma falta de flexibilidade em relação à vida?” E eu disse: “Siimmmm!! . E ela: “Então está explicado”.

A mudança sem flexibilidade certamente se torna mais difícil! Mas a rigidez nada mais é que a defesa do medo. É que às vezes não é fácil dar boas vindas  ao escorpiônico Sol que ilumina as trevas e dizer: “Pode chegar, arrebente com tudo, apodreça tudo o que é velho, vamos acolher a morte, entregando a ela tudo o que não serve mais às forças da vida”. Dá um medo de que no final não sobre nada. Deve ser por isso que tanta gente teme o Escorpião. Ter seus cantos mais obscuros iluminados por esta luz denunciadora não é mesmo nada agradável. Com isso, não quero dizer que meu desafio é mais difícil que o dos outros signos. Obviamente, para mim só é mais difícil porque é o meu.

Na casa onde eu morava com meus pais lá no interior, quando criança, tinha um sótão enorme, entre o teto e o telhado da casa. Não sei como se chama isso, deve ser forro, ou algo assim. Para entrar ali, havia um pequeno alçapão, e meu pai sempre me fazia subir por ele quando queria achar alguma coisa, já que eu sempre fui pequena (e naquela época era bem leve também!), e entrava e saia dali com a maior facilidade. Eu confesso que embora tivesse um pouco de medo, me orgulhava de ser responsável por aquela missão. Ao mesmo tempo que me assustava, instigava minha curiosidade e me deixava vaidosa por só eu poder entrar naquele lugar escuro e saber de todas as velharias que estavam guardadas ali.

Acredito que a missão de Escorpião, com a qual tenho entrado mais conscientemente em contato nos últimos tempos, seja algo bem parecido com isso. Entrar nos sótãos da alma, iluminar a escuridão, encontrar a sujeira, a velharia, os ratos e as baratas, mas sem jamais se apegar ou se identificar com tudo isso. Outro desafio, é saber silenciar e guardar segredo sobre o que foi encontrado, pois nem tudo o que se encontra no sótão é bonito ou bom de se olhar, e poucos são os que desejam ter sua sujeira exposta por aí. Olhar o sótão escuro, mas extrair dali apenas o que ainda pode ser aproveitado, transformado, renovado, lembrando de depois olhar para a frente e seguir em direção ao futuro, como bem ensina Aquário. O que já apodreceu, eliminar, entregar para a terra capricorniana, pois só a força do tempo e a sabedoria da nossa Grande Mãe, em seu ventre escuro, tem o poder da transmutação total.

Seguirei me esforçando na saudação...a reverência sempre há de ser um bom caminho!




6 comentários:

  1. Logo, logo a saudação virá naturalmente, você está ao encontro dela. belo texto, belo, belo. Estou aqui pensando nos desafios de Aquário e Libra, pois tenho as concentrações de velharias nas casas 8 e 12 (e que velharias!) e vim aprender com Aquário (não ter apego ao passado, entender que o ser humano é maior do que seus erros e acertos, entender que não vim para pertencer a um grupo, mas para vivenciar um pouquinho de cada relação) e Libra (ser mais gentil, adequar-se ao que o mundo pede, dar atenção as qualidades das parcerias). E o ascendente em Peixes, gritando por compaixão, perdão, humildade. Espero conseguir harmonizar isso. Obrigada, Lu.

    ResponderExcluir
  2. Luciana, me identifiquei muito com você. Também sou uma escorpiana (13/11) com sol na casa 11 e asc em capricórnio. Como lidar??? rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, oi Rosana! Pois é, boa pergunta, rs. É um aprendizado pra vida toda!! bjs

      Excluir
  3. Oi! Parei aqui pq procurava por sol em escorpião na casa 11 e fiquei pasma qdo vc disse que tinha asc em capricórnio. Eu tb! Ao chegar nos comentários vejo mais uma! q mágico! Adorei o texto! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. As mesmas configurações mas Lua em Virgem, q desafio! :O

    ResponderExcluir