quarta-feira, 7 de março de 2012

A arte de uivar



No céu desta clara noite de verão, a Lua Cheia em Virgem se une a Marte, o guerreiro, formando um lindo triângulo com Plutão e Júpiter. Este, por sua vez, reverencia a bela Vênus, numa conjunção. Aspectos harmônicos assim tem sido raros no céu ultimamente, já que estamos em tempos de tensas quadraturas e oposições.


Embora me encantem as noites de Lua Cheia, eu, particularmente gosto muito da Lua Nova. Confesso que noites de Lua Cheia, às vezes me fazem sentir certa angústia, um aperto no coração, o que não acontece nas noites de Lua Nova. Acho que é porque, pelo menos no céu, as noites de Lua Nova são noites de união. Nestes momentos, a Lua exibe apenas uma fina lâmina do seu disco, porque está ocupada, desfrutando a companhia de seu amado, o Sol. Já nas noites de Lua Cheia, ela brilha saudosa, em oposição, refletindo a luz do companheiro à distância. E é justamente nestas noites que eu tenho vontade de uivar....E uivo.

Aprendi a arte de uivar com o Mil, meu falecido cão, que uivava muito afinadamente. Adorávamos nos comunicar através de longas e sonoras sessões de uivos, que quase enlouqueciam a vizinhança. Para o Mil, tudo era motivo para uivar: ele tinha um uivo de saudação e alegria, que vinha sempre acompanhado por latidos saltitantes. Tinha também um uivo de solidão, daqueles que vinham do fundo da alma e doíam no coração. Um uivo de tédio, preguiçoso, de quem não tinha coisa melhor para fazer. Uivava desconfiado, cada vez que ouvia o barulho do liquidificador e também tinha um uivo de implicância, dedicado a uma caixinha de música com bailarina, para a qual ele torcia o focinho.

Devo ao velho Mil este precioso ensinamento e recomendo a todos que se dediquem a tal aprendizado. Uivar faz bem à alma, à mente, ao coração, às cordas vocais. Impossível permanecer deprimido depois de um uivo bem uivado. Uivar alegra o espírito, alivia a ansiedade, sintoniza com os instintos e harmoniza com a natureza.

Há quem diga que os loucos uivam para a Lua. Eu acredito que as pessoas enlouquecem porque se esquecem de uivar.




Vejam só, na esperança de não ser uma uivadora solitária, fui procurar outros textos sobre o assunto na web. Olhem o que encontrei:


 http://midnighthowls.wordpress.com/tag/como-uivar/


E às mulheres, não poderia deixar de recomendar também a leitura deste maravilhoso livro:
 “Mulheres que correm com os lobos”, da Clarissa Pinkola Estés.



Nenhum comentário:

Postar um comentário